Candidatura de Portugal à Secretaria Internacional da UPU


/ Atualizado em 06.07.2004

Portugal apresentou a sua candidatura ao cargo de Director Geral da Secretaria Internacional da União Postal Universal (UPU), na pessoa do Carlos Silva, que preside actualmente ao Conselho de Operações Postais (COP) da UPU, após eleição no Congresso de Pequim, em 1999.

A Secretaria Internacional é o órgão de apoio, ligação, informação e consulta da UPU, essencial para o bom funcionamento da União nos períodos entre a realização das reuniões do Congresso, que têm lugar de 5 em 5 anos.

As eleições realizar-se-ão no dia 29 de Setembro de 2004, durante o 23º Congresso da UPU, que decorrerá em Bucareste, na Roménia, entre 15 de Setembro e 5 de Outubro.

A apresentação da candidatura de Portugal ao posto máximo da UPU resulta do trabalho desenvolvido tanto no COP como no Conselho de Administração (CA), onde Portugal detém o estatuto de observador. Esta candidatura pretende ainda responder aos desafios das funções inerentes ao cargo de Director Geral, que incluem a colaboração com as diferentes partes interessadas no sector, a gestão das relações interpessoais e multiculturais e a promoção da inovação com uma visão de futuro.

Em 1874, Portugal foi um dos seus 22 países fundadores da UPU, que, em 1948, passou a agência especializada das Nações Unidas. Com a recente adesão de Timor Lorosae, a UPU conta actualmente com 190 membros.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: