17 de Maio - Dia Mundial das Telecomunicações comemora-se amanhã

Comemora-se amanhã, 17 de Maio, o Dia Mundial das Telecomunicações, este ano subordinado ao tema "Tecnologias da Informação e da Comunicação para Todos - Auxiliar as Pessoas a ultrapassar o Fosso Digital".

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), como habitualmente, associa-se à data reconhecendo o papel de charneira deste sector na vida dos cidadãos e no desenvolvimento da economia mundial.

Em Portugal, o Dia Mundial das Telecomunicações será marcado pela inauguração de duas exposições alusivas ao tema na Fundação Portuguesa das Comunicações: "A casa do Futuro" e "Centrais Telefónicas Analógicas". As exposições poderão ser visitadas nas instalações da Fundação, na Rua D. Luís I, 22, em Lisboa.

O Dia Mundial das Telecomunicações coincide com o 137º aniversário da União Internacional das Telecomunicações (UIT), um organismo das Nações Unidas responsável pela harmonização e pelo desenvolvimento do sector à escala planetária.

Por ocasião da data, o secretário-geral da UIT, Yoshio Utsumi, divulgou uma mensagem defendendo o empenho dos governos e da sociedade civil no cumprimento da Sociedade da Informação para todos.

"Considerando o enorme poder das Tecnologias da Informação e da Comunicação para o desenvolvimento sócio-económico, é essencial dar oportunidades de acesso às mesmas a todos aqueles que ainda não tiveram a possibilidade de participar plenamente na economia digital baseada no conhecimento", disse.


Consulte:

Mais informação: