Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas - 3.º trimestre de 2020



Sumário executivo

Subscritores de pacote de serviços atingiram 4,2 milhões

No terceiro trimestre de 2020, o número de subscritores destas ofertas atingiu 4,2 milhões (+183 mil ou +4,5% face ao trimestre homólogo). O crescimento verificado está associado às ofertas 4/5P (+119 mil) e, em menor medida, às ofertas 3P (+83 mil).

50% dos subscritores de pacotes adquiriram um pacote 4/5P

As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, atingindo, no 3T2020, 2,1 milhões de subscritores (50,1%), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,7 milhões de subscritores (40,2%).

O crescimento percentual das ofertas 4/5P (6,0%) abrandou face ao registado em 2019 (12,5%).

Receitas de pacotes aumentaram 5,2%

Entre janeiro e setembro de 2020, as receitas de serviços em pacote foram de 1.293 milhões de euros, tendo aumentado 5,2% face ao mesmo período do ano anterior. As receitas de ofertas 4/5P representam 63,1% do total.

No 3T2020, a receita média mensal por subscritor de pacote foi de 34,74 euros (sem IVA), mais 0,5% do que no trimestre homólogo e está em crescimento desde o início de 2019. A receita média mensal foi de 43,93 euros no caso das ofertas 4/5P (-3,3%) e de 27,28 euros no caso das ofertas 3P (+4,3%).

Quotas dos prestadores

No final do 3T2020, a MEO foi o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (40,5%), seguindo-se o Grupo NOS (36,8%), a Vodafone (19,0%) e o Grupo NOWO/Onitelecom (3,6%). Face ao trimestre homólogo, a Vodafone e a MEO aumentaram a sua quota de subscritores (+0,6 p.p. e +0,1 p.p., respetivamente) e as quotas do Grupo NOS (-0,4 p.p.) e do Grupo NOWO/Onitelecom (-0,3 p.p.) diminuíram.

O Grupo NOS foi o prestador com maior quota de receitas de serviços em pacote (41,1%), seguindo-se a MEO (40,7%), a Vodafone (15,6%) e o Grupo NOWO/Onitelecom (2,5%). Face ao trimestre homólogo, a Vodafone aumentou a sua quota de receitas em 1,5 p.p., por contrapartida da redução verificada no Grupo NOS, na MEO e no Grupo NOWO/Onitelecom (-0,7 p.p., -0,4 p.p. e -0,4 p.p., respetivamente).

O nível de concentração, medido pelo Índice Herfindahl-Hirschman, apesar de elevado, diminuiu ligeiramente face ao mesmo período do ano anterior. A atual tendência de diminuição da concentração iniciou-se em 2013, com o lançamento da oferta triple play da Vodafone suportada em FTTH. Globalmente, o nível de concentração não se tem alterado de forma significativa desde o início de 2018.

Resumo gráfico: pacotes de serviços - 3.º trimestre de 2020