Novos domínios Web


No final do ano, vai ser possível aceder à Internet através de novos domínios de topo. Sufixos como "shop", "tel" ou "news" deverão ser uma realidade dentro em pouco, decidiu a 16 de Julho a Corporação da Internet para Nomes e Números Atribuídos (ICANN). A criação de novos domínios de topo, ou TLDs, resulta da decisão dos 19 membros da direcção da ICANN, reunidos em Yokoama, no Japão.
Os novos domínios vêm juntar-se aos comuns "com", "org", "edu" ou "pt" (em Portugal), disciplinando o registo de sites e ampliando as possibilidades abertas pelo comércio electrónico, dominado há uma década pelos Estados Unidos da América e pelo seu monopólio assente no domínio "com", uma vez que muitas empresas, organizações e indivíduos, devido às restrições existentes na Europa, acabam por se registar na Internet utilizando domínios de topo norte-americanos.
A União Europeia, em particular, está desde há um ano a envidar esforços com vista à criação do domínio "eu", tendo lançado em Fevereiro deste ano uma consulta pública, cujos resultados foram fortemente receptivos à iniciativa. Numa Comunicação adoptada a 5 de Julho, entretanto, a Comissão adianta como deverá, na prática, ser implementado o novo domínio. Em paralelo, encontra-se em preparação o quadro legal para a política de registo do "eu".