Definição e análise dos mercados grossistas dos segmentos terminais e de trânsito de circuitos alugados


Identificam-se agora os mercados grossistas relevantes, i.e., os mercados onde os operadores e prestadores de serviços procuram e oferecem circuitos alugados tanto para utilização no desenvolvimento das próprias redes como para suporte às ofertas de circuitos alugados ou outros serviços nos mercados grossistas e retalhistas.

Na definição destes mercados grossistas é necessário ter em conta, sempre que tal seja considerado relevante, o mercado retalhista conexo, uma vez que a procura de serviços grossistas resulta, geralmente, da procura dos serviços de retalho oferecidos aos utilizadores finais 1.

Notas
nt_title
 
1 O ponto de partida para a definição e identificação de mercados grossistas é uma caracterização dos mercados retalhistas num dado horizonte temporal e das pressões concorrenciais a que estão sujeitos, do lado da procura e da oferta, tal como decorre da metodologia adoptada na Recomendação. Tal justifica-se pelo facto de, na generalidade, a procura dos serviços grossistas ser uma procura derivada, i.e., o nível de procura de inputs grossistas depende, regra geral, da procura de serviços retalhistas. No caso dos circuitos alugados, como se referiu, uma parte da procura é directamente induzida pela procura de circuitos retalhistas e outra parte da procura é para satisfação das necessidades próprias dos operadores e prestadores de serviços para a expansão da sua própria rede e serviços (e.g. acesso em banda larga).