Biblioteca ANACOM

  1. 1
    O que é a Biblioteca ANACOM?

    A Biblioteca ANACOMhttps://www.anacom.pt/Nyron/Library/Catalogo/ é um portal de acesso a bancos de dados e informação selecionada e estruturada de acordo com os interesses e a atividade da ANACOM.

  2. 2
    O que posso fazer na Biblioteca ANACOM?

    Através da Biblioteca ANACOM pode aceder a múltipla informação, com especial relevância para o catálogo bibliográfico. O acesso ao catálogo permite-lhe nomeadamente:

    • encontrar informação de organismos nacionais e internacionais ligados ao sector das comunicações, com especial destaque para as matérias de comunicações eletrónicas, serviços postais, comércio eletrónico, radiocomunicações, sociedade da informação e televisão digital; 
    • encontrar informação relacionada com outras temáticas, como audiovisual, gestão, economia, direito, ciências sociais e tecnologias da informação, para além de diversas obras de referência; 
    • procurar documentos através do motor de pesquisa com recurso a três opções de pesquisa: simples, orientada ou multibase; 
    • construir bibliografias; 
    • consultar as novidades e destaques; 
    • consultar o regulamento da Biblioteca ANACOM.
  3. 3
    O que é a pesquisa simples?

    A pesquisa simples, acessível na página de entrada, permite uma pesquisa rápida em todo o catálogo, por todos os campos e por todas as palavras.

    Pesquisa simples

    Pode ainda utilizar os seguintes filtros:

    O filtro "Todos os campos" permite pesquisar por todos os campos, por título ou por autor.

    No filtro "Todas as palavras", pode pesquisar por:

    • Frase - permite pesquisar frases (ou parte de frases) quando se pretende procurar um conjunto de termos contíguos. Por exemplo, se escrever na caixa de pesquisa "direito da comunicação", o motor de pesquisa vai procurar todos os documentos que contêm essa expressão.
    • Todas as palavras - permite pesquisar todos os termos em todos os campos. Por exemplo, se escrever na caixa de pesquisa "direito da comunicação", o motor de pesquisa procura todos os documentos que contêm as palavras "direito" e "comunicação" no registo bibliográfico.
    • Qualquer palavra - permite pesquisar qualquer termo individualmente em todos os campos. Por exemplo, se escrever na caixa de pesquisa "direito da comunicação”, o motor de pesquisa procura todos os documentos que contêm ambas ou pelo menos uma das palavras "direito" ou "comunicação" no registo bibliográfico.
  4. 4
    O que é a pesquisa orientada?

    A pesquisa orientada, acessível na barra de pesquisa, permite pesquisar a partir da conjugação de campos predefinidos, como título, autor, tema, cota e descritor e texto livre, em todo o catálogo da Biblioteca ANACOM.

    Pesquisa orientada

    Todos os campos de pesquisa permitem a utilização do filtro “Todas as palavras”.

    No filtro "Todas as palavras", a pesquisa funciona, indiferentemente, com a utilização de maiúsculas ou minúsculas e de acentuação ou não nas palavras, permitindo pesquisas por:

    • Frase - permite pesquisar frases (ou parte de frases) quando se pretende procurar um conjunto de termos contíguos. Por exemplo, se escrever na caixa de pesquisa "direito da comunicação", o motor de pesquisa vai procurar todos os documentos que contêm essa expressão.
    • Todas as palavras - permite pesquisar todos os termos em todos os campos. Por exemplo, se escrever na caixa de pesquisa "direito da comunicação", o motor de pesquisa procura todos os documentos que contêm as palavras "direito" e "comunicação" no registo bibliográfico.
    • Qualquer palavra - permite pesquisar qualquer termo individualmente em todos os campos. Por exemplo, se escrever na caixa de pesquisa "direito da comunicação", o motor de pesquisa procura todos os documentos que contêm ambas ou pelo menos uma das palavras "direito" ou "comunicação" no registo bibliográfico.

    Os campos “Autor”, “Tema” e “Descritor” permitem ainda a utilização de listas que facilitam a respetiva escolha.

    Para fazer nova pesquisa escolha ‘Apagar’, voltando à visualização inicial da pesquisa orientada.

  5. 5
    Que filtros e que preferências posso utilizar na pesquisa orientada?

    A pesquisa orientada permite a utilização dos seguintes filtros:

    • Tipo de documento - restringe a pesquisa a um determinado leque de documentos, como por exemplo “todos” os tipos ou só “monografia”.

    Tipo de documento

    • Intervalo de datas - restringe a pesquisa selecionando o intervalo de anos.

    Intervalo de datas

    • Conteúdos digitais - restringe a pesquisa selecionando apenas os registos com conteúdos digitais.

    Conteúdos digitais

    • Preferências de visualização - pode escolher a forma de apresentação dos resultados da pesquisa por:

    - Ordenação descendente (opção que aparece por defeito), ou seja, pelas mais recentes entradas no catálogo, por data de publicação, por título ou por autor.

    - N.º Resultados por página: 10 (por defeito) 25, 50 ou 100 resultados por página.

    - Formato: normal (por defeito), NP 405 (norma das referências bibliográficas) ou ISBD (descrição bibliográfica internacional normalizada).

    Preferências de visualização

  6. 6
    O que é a pesquisa multibase?

    A pesquisa multibase, acessível na barra de pesquisa, permite pesquisar a partir da conjugação de campos predefinidos, como título, autor ou texto livre, em vários catálogos em simultâneo, designadamente, do catálogo do Centro de Documentação e Informação, da Biblioteca Nacional de Portugal, da Fundação Portuguesa das Comunicações, e no Google Books. O utilizador poderá selecionar apenas os catálogos do seu interesse.

    Pesquisa multibase

  7. 7
    O que é o histórico de pesquisas?

    A opção "Histórico de pesquisas" guarda as 9 últimas pesquisas efetuadas, possibilitando a sua recuperação. Selecione esta opção para aceder à lista de pesquisas efetuadas.

    Histórico de pesquisas

  8. 8
    O que posso fazer a partir da lista de resultados?

    A lista de resultados permite-lhe:

    • aceder ao detalhe do registo bibliográfico, através da seleção do link associado ao título;
    • selecionar, por tipo de documento ou tema, o que pretende ver, através do filtro "Dispersão por tipo de documento" ou "Dispersão por tema";

    Lista de resultados

    • marcar um ou mais registos para criar ou adicionar à sua bibliografia.

    A forma de apresentação dos resultados de pesquisa pode também ser definida nas “preferências de visualização”.

  9. 9
    O que posso fazer no detalhe do registo?

    O detalhe do registo permite-lhe:

    • consultar a informação bibliográfica e visualizar a capa do documento (quando disponível);
    • consultar outras referências do autor ou autores e dos assuntos de cada registo;
    • imprimir, exportar e partilhar a informação.
  10. 10
    Porque é que alguns registos bibliográficos têm a imagem do Google Books associada à capa do livro?

    Quando o registo apresenta a imagem do Google Books significa que pode aceder à informação disponível no Google Books sobre o livro em causa. Para aceder a essa informação basta clicar no símbolo.

    Google Books

  11. 11
    O que é uma bibliografia e como criá-la?

    Uma bibliografia é uma lista estruturada de referências bibliográficas, com características comuns, como, por exemplo, o mesmo autor ou o mesmo assunto. A bibliografia reveste-se de extrema utilidade no levantamento de fontes bibliográficas para a inserção em trabalhos académicos ou outros, na medida em que contém todos os elementos descritivos dos documentos que pretende citar ou referenciar.

    Ao selecionar um ou mais registos na lista de resultados de pesquisa, surge um botão no menu lateral direito com o número de referências selecionadas:

    Bibliografia

    Ao selecionar o botão 'Bibliografia', todos os registos marcados (incluindo registos marcados em pesquisas anteriores) são apresentados na forma de detalhe bibliográfico.

    A qualquer momento é possível apagar a bibliografia através da cruz do respetivo botão ou através do botão “Apagar bibliografia” disponível na bibliografia.

    A sua bibliografia pode ser apresentada nos formatos normal, NP 405 e ISBD.

    Formatos

    O formato designado “normal” corresponde ao formato por defeito disponível no catálogo bibliográfico.

    O formato NP 405 obedece à norma portuguesa NP 405 (informação e documentação: referências bibliográficas) cuja aplicação permite a normalização e uniformidade e facilita a identificação dos documentos consultados.

    O formato ISBD (descrição bibliográfica internacional normalizada) é mais utilizado entre os profissionais da informação, na medida em que estabelece os campos e critérios para a catalogação dos documentos.

  12. 12
    Posso partilhar os meus resultados de pesquisa?

    Tanto na lista de resultados de pesquisa como no detalhe do registo e na bibliografia está disponível uma barra de funcionalidades que permite:

    • enviar por e-mail;
    • exportar a informação obtida na pesquisa para diferentes formatos;
    • imprimir;
    • subscrever RSS 2.0;
    • partilhar.

    Partilhar os meus resultados de pesquisa

  13. 13
    Onde posso encontrar o manual do utilizador?