Tendo em consideração que se pretende definir a metodologia de cálculo dos parâmetros para o apuramento da taxa de custo de capital, aplicável a partir de 2012, apresenta-se seguidamente a análise e avaliação das diversas abordagens para a determinação de cada um dos parâmetros necessários para o cálculo da referida taxa.
Importa referir que relativamente aos parâmetros, cujo cálculo teve como base a metodologia benchmark, com recurso a empresas comparáveis, os critérios de escolha dessas entidades não alteraram face à deliberação de 2010, aliás conforme se verifica no relatório da BT.
Neste sentido, procurou-se, à semelhança da deliberação anterior, escolher as empresas de acordo com o rendimento per capita dos respetivos países; oferta de produtos semelhantes; posição no mercado; taxa de crescimento e o valor da empresa. Foi igualmente considerada como referência a PT SGPS, apesar das reservas que a sua consideração isoladamente suscitaria atendendo à panóplia de mercados geográficos e de serviços que engloba. Assim, a lista de empresas selecionadas não apresenta qualquer alteração face à lista utilizada na anterior deliberação (vide quadro 1).
Empresas comparáveis |
Belgacom |
BT Group |
Deutsche Telekom |
France Telecom |
Hellenic Telecommunications |
Elisa OYJ |
KONINKLIJKE KPN NV |
Magyar Telecom |
Swisscom |
Telekom Austria |
Telecom Italia |
Telefonica |
Telenor ASA |
TeliaSonera AB |
PT SGPS |
Em relação aos precedentes regulatórios, estes foram utilizados como referência e, portanto, apenas para efeitos comparativos. Foram consideradas as entidades com decisões recentes e cuja informação se encontra integralmente disponível e publicada, à data (vide quadro 2). Salienta-se que com exceção do exemplo português, todos os precedentes regulatórios considerados são relativos a decisões no sector das telecomunicações. A inclusão do exemplo português referente ao sector energético é considerada pertinente por se debruçar sobre o mesmo mercado, bem como pela atualidade da decisão.
Países |
Regulador |
Data da |
Bélgica |
Institut Belge des services Postaux et des Télécommunications ("IBPT") |
Mai-10 |
Espanha |
Comisión del Mercado de las Telecomunicaciones ("CMT") |
Dez-12 |
França |
Autorité de Régulation des Communications Électroniques et des Postes ("Arcep") |
Dez-11 |
Irlanda |
Commission for Communications Regulations ("ComReg") |
Mai-08 |
Itália |
Autorità per le Garanzie nelle Comunicazioni ("Agcom") |
Nov-10 |
Reino Unido |
Independent regulator and competition authority for the UK communications industries ("Ofcom") |
Jul-11 |
Portugal |
Energy Services Regulatory Authority ("ERSE") |
Dez-11 |
1 Bélgicahttp://www.bipt.be/public/files/fr/2127/3273_fr_wacc_2010-2013_fr.pdf; Espanhahttp://www.cmt.es/c/document_library/get_file?uuid=8a265d2e-18b0-4d00-b57f-8e6fe2344a23&groupId=10138; Françahttp://www.arcep.fr/uploads/tx_gsavis/11-1466.pdf; Irlandahttp://www.comreg.ie/_fileupload/publications/ComReg0835.pdf; Itáliahttp://www.agcom.it/default.aspx?DocID=5364; Reino Unidohttp://stakeholders.ofcom.org.uk/binaries/consultations/823069/statement/statement.pdf.
- 2.1. Definição da taxa de custo de capital https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=351830
- 2.2. Metodologia global https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=351831
- 2.3. Metodologia dos parâmetros https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=351832