4. Mercados retalhistas dos serviços telefónicos prestados em local fixo


De uma forma genérica o STF pode-se definir como a oferta, ao público em geral, do transporte direto da voz, em tempo real, em locais fixos, permitindo a qualquer utilizador, através de equipamento ligado a um ponto terminal da rede, comunicar com outro ponto terminal.

A forma tradicional de prestação do STF registou, por via das alterações de natureza regulamentar, tecnológica e comercial, algumas alterações ao longo dos anos.

Do ponto de vista técnico, o serviço telefónico pode ser suportado em diferentes tecnologias de acesso, nomeadamente:

  • Voz sobre acesso analógico (através de pares de cobre e cabos coaxiais);
  • Voz sobre acessos RDIS (nas várias modalidades);
  • Voz sobre IP (por exemplo: EuroDOCSIS, ADSL, FTTH, FTTB).

O STF pode ser prestado através de acessos diretos (suportados em infraestruturas próprias ou de terceiros operadores), ou recorrendo ao acesso indireto.

A prestação do serviço telefónico com recurso a infraestruturas de terceiros suporta-se nas ofertas de referência, tais como a ORALL e a ORLA, e adicionalmente, embora com menor representatividade, em circuitos alugados.

No 2.º trimestre de 2013, eram estes os prestadores em atividade:

Tabela 14 - Prestadores do serviço telefónico, serviço VoIP, serviço de postos públicos e revenda de tráfego telefónico

3GNTW - Tecnologias de informação, Lda.

Amazing Life, Unipessoal, Lda.

AR Telecom - Acessos e Redes de Telecomunicações, S.A.

Cabovisão - Televisão por Cabo, S.A.

Choudhary - Comércio de Equipamentos de Telecomunicações, Lda.

COLT Technology Services, Unipessoal, Lda.

Cyclop Net - Informática e Telecomunicações, Lda.

G9 SA - Telecomunicações, S.A.

Let's Call - Comunicações, Lda.

Moneycall - Serviços de Telecomunicações, Lda.

Nacacomunik - Serviços de Telecomunicações, Lda.

ONITELECOM - Infocomunicações, S.A.

OPTIMUS - Comunicações, S.A.

Orange Business Portugal, S.A.

Palco da Vida - Telecomunicações Unipessoal, Lda.

PT Comunicações, S.A.

REFER Telecom - Serviços de Telecomunicações, S.A.

STV - Sociedade de telecomunicações do Vale do Sousa, S.A.

TMN - Telecomunicações Móveis Nacionais, S.A.

Ultraserve - Consultoria e Apoio Empresarial, Lda.

UNITELDATA - Telecomunicações, S.A.

VODAFONE PORTUGAL - Comunicações Pessoais, S.A.

Voipunify Telecom, Lda.

Voxbone, S.A.

Wisevector - Telecomunicações, Lda.

Worldbroker Telecomunicações - Sociedade de Telecomunicações e Multimédia, Lda. (World Telecom)

ZON TV Cabo Açoreana, S.A.

ZON TV Cabo Madeirense, S.A.

ZON TV Cabo Portugal, S.A.

Fonte: ICP-ANACOM

Nota: Incluem-se na tabela os prestadores de STF, os prestadores de revenda de tráfego telefónico de voz, prestadores do serviço de postos públicos e os prestadores de VoIP (incluindo VoIP nomáda).

No gráfico seguinte pode verificar-se a evolução do tráfego telefónico gerado pelos utilizadores do STF (incluindo a prestação do serviço telefónico tradicional e a prestação do serviço telefónico de VoIP), distribuído pelos prestadores de serviços.

Gráfico 22 - Volume de tráfego nacional e internacional de STF voz em minutos

Evolução do tráfego telefónico gerado pelos utilizadores do STF (incluindo a prestação do serviço telefónico tradicional e a prestação do serviço telefónico de VoIP), distribuído pelos prestadores de serviços.

Fonte: ICP-ANACOM
           
No final do 1º semestre de 2013 foram efetuadas, a nível de tráfego de voz de STF, comunicações num total de cerca de 4 mil milhões, sendo que das quais 93% correspondem a tráfego nacional.