A fibra ótica, com 1,014 milhões de acessos, passou a ser a segunda principal forma de acesso à banda larga fixa (30,5% do total). O cabo ainda lidera.
A ANACOM realizou ontem, em cooperação com a Marinha Portuguesa, uma ação de fiscalização para verificar as estações de radiocomunicações instaladas a bordo de barcos de pesca.
No 1.º semestre de 2016 a ANACOM recebeu 31,8 mil reclamações, o número mais baixo desde 2013. Do total, 84% respeitam a serviços de comunicações eletrónicas.
O novo Portal do Consumidor da ANACOM, que visa dar uma melhor resposta às necessidades dos consumidores, tem uma imagem mais apelativa e é mais fácil de usar.
As encomendas, com uma subida homóloga de 3,7%, e as correspondências, com um aumento de 1,1%, foram os principais contribuintes para o crescimento verificado.
O crescimento do serviço de TV por subscrição no 1.º trimestre deve-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra ótica, que já representam 24,1% dos assinantes.
A ANACOM, em associação com a Polícia Marítima, tem feito várias ações de fiscalização nos portos comerciais de pesca e marinas do território nacional.
A ANACOM revogou o registo e os direitos de utilização dos indicativos da Euro da Sorte, pelo que a empresa não poderá continuar a exercer a sua atividade.
A ANACOM vai estar no Rock in Rio e na final da Taça de Portugal para garantir que não existem problemas de comunicações para as forças de segurança, emergência e aeronáutica civil.
Redução transversal a todos os serviços poderá estar relacionada com estabilização da oferta de serviços e melhor nível de informação dos utilizadores.
O tráfego postal caiu 3,3% em 2015, para 847 milhões de objetos. A redução verificada é inferior à redução média anual dos últimos quatro anos (-5,6%).
No final de 2015, a fibra ótica (FTTH/B) já representava 26,6% dos acessos à banda larga fixa, tendo sido a tecnologia que mais contribuiu para o crescimento dos acessos.
De acordo com o relatório «O consumidor de comunicações eletrónicas 2015», o consumo de serviços over-the-top (OTT) tem vindo a crescer e está a diminuir a percentagem de indivíduos que nunca usou internet.
O objetivo da decisão da ANACOM é levar a banda larga móvel a mais pessoas e a zonas cuja cobertura seria mais difícil de alcançar, caso os operadores se movessem apenas por interesses comerciais.
Em 2015, mais assinantes do serviço de TV paga usaram as funcionalidades do serviço. Cerca de 67% utilizaram pelo menos uma das funcionalidades disponíveis.
A ANACOM fez mais de 7000 ações de fiscalização para verificar o comportamento dos diversos agentes do mercado e as condições de utilização do espectro radioelétrico.