9. A VoIP tem potenciais desvantagens?


As desvantagens apresentadas pelo serviço VoIP em relação á linha telefónica convencional devem ser analisadas em função dos equipamentos de comunicações que o utilizador dispõe.

Se o utilizador tem linha telefónica, telemóvel e acesso à Internet de banda larga por modem de cabo e pretende desligar a linha telefónica, o serviço VoIP apresenta-lhe as seguintes desvantagens potenciais:

1. Apesar de o encaminhamento das chamadas para os serviços de emergência dever ser assegurado pelos prestadores de serviços VoIP, existem dificuldades técnicas na determinação da localização precisa do terminal VoIP em uso nómada;

2. O serviço VoIP não funciona quando falha a energia elétrica e o prestador do serviço não fornece energia de socorro (a este respeito, convém certificar-se consultando a informação disponibilizada pelo prestador). No entanto, esta desvantagem pode ser ultrapassada se dispuser de uma fonte ininterrupta de alimentação convenientemente dimensionada; e

3. Certos prestadores VoIP não oferecem serviço de listas telefónicas e serviço informativo.