Regulador das comunicações da UE inicia actividade


O novo organismo de reguladores europeus das comunicações electrónicas (BEREC), instituído no âmbito da reforma das regras europeias para as telecomunicações, aprovada em Dezembro de 2009, realizou a 28 de Janeiro de 2010 a sua primeira reunião, em Bruxelas.

O BEREC, que vem substituir o Grupo de Reguladores Europeus (ERG), é formado pelas autoridades reguladoras nacionais das comunicações dos vinte sete Estados-Membros da União Europeia e é assistido por um gabinete que lhe presta o necessário apoio profissional e administrativo.

Nesta reunião inaugural, John Doherty, presidente do regulador irlandês, ComReg, foi eleito presidente do BEREC para 2010 e Fonteijn Chris, presidente da OPTA, o regulador holandês, foi eleito presidente em 2011, ocupando, por inerência, o cargo de vice-presidente em 2010. As demais vice-presidências são asseguradas por Reinaldo Rodriguez, presidente do regulador espanhol, CMT, e por Matthias Kurth, do BNetzA, o regulador alemão.

Foi igualmente aprovado o lançamento de uma consulta pública sobre o projecto do programa de trabalho do BEREC para 2010, no âmbito da qual todas as partes interessadas poderão apresentar as suas observações sobre o trabalho que este organismo pretende realizar no corrente ano.


Mais informação: