Estudo de aferição da qualidade do serviço de acesso à Internet banda larga


/ Atualizado em 25.11.2010
Publicações

Este relatório apresenta os resultados do estudo, realizado pelo quarto ano consecutivo, de aferição da qualidade dos serviços de acesso à Internet através de banda larga, em Portugal, na perspectiva do utilizador. Os trabalhos correspondentes decorreram entre 27 de Novembro de 2009 e 7 de Fevereiro de 2010, para os acessos móveis, e entre 5 de Dezembro de 2009 e 17 de Março de 2010, para os acessos fixos. O estudo foi preparado e desenvolvido pela ANACOM em parceria com a QMETRICS e a ERICSSON PORTUGAL, tendo ainda contado com a colaboração da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

Das principais conclusões do estudo destacam-se as velocidades de download de ficheiros a partir dos acessos fixos, que obtiveram velocidades médias superiores às dos acessos móveis, e as velocidades de upload da tecnologia móvel que, na generalidade, foram superiores às da tecnologia fixa. Foram igualmente testadas velocidades de download para a transferência de ficheiros através de uma aplicação P2P nos acessos fixos. Verificou-se um desempenho bastante inferior quando comparado com as transferências por FTP. Na qualidade percepcionada em Web Browsing, verificou-se que os acessos fixos proporcionam tempos médios de download de página inferiores à tecnologia móvel.

O principal factor diferenciador entre as tecnologias fixa e móvel, em termos de resultados, manifesta-se, sobretudo, na latência de rede (atraso de transmissão dos pacotes IP), cuja influência em aplicações interactivas como o VoIP e online gaming é muito significativa. Neste parâmetro, a banda larga móvel apresenta os valores mais elevados de latência para todos os destinos. Ainda assim, os valores registados para o pior caso não são impeditivos da utilização de aplicações VoIP.

Está também disponível o relatório metodológico deste estudo.