Comissão Europeia quer duplicar o volume do comércio eletrónico até 2015


A Comissão Europeia (CE) adotou, a 11 de janeiro de 2012, uma comunicação que apresenta 16 ações concretas destinadas a duplicar, até 2015, a quota de mercado do comércio eletrónico nas vendas a retalho e na Internet.

A comunicação identifica o potencial do comércio eletrónico e dos serviços online e a forma como estes podem vir a representar cerca de vinte por cento do crescimento económico e do emprego nos próximos cinco anos. O acesso aos bens e serviços por parte das pessoas isoladas geograficamente ou vulneráveis também deverá ser facilitado, contribuindo desse modo para a coesão do território europeu.

A CE constatou que existem muitos obstáculos a um investimento pleno nos serviços online por parte dos consumidores e das empresas: as regras aplicáveis são com frequência ignoradas ou incertas, as ofertas são pouco transparentes e dificilmente comparáveis, os pagamentos, assim como as modalidades de entrega, são frequentemente onerosos e inadequados.

Com o plano de ação agora adotado a CE pretende criar um ambiente mais propício ao desenvolvimento de um mercado único digital dinâmico, que encontre resposta para os problemas detetados e favoreça, simultaneamente, o investimento na conectividade sem fios e em infraestruturas fixas da nova geração, permitindo o desenvolvimento da computação em nuvem (cloud computing).


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