Comparações de preços do serviço postal universal na União Europeia


Encontra-se disponível o estudo "Comparações de preços dos prestadores do Serviço Postal Universal na União Europeia em 2011", realizado pela ANACOM.

Este estudo compara os preços dos serviços postais mais utilizados e inseridos no âmbito do serviço postal universal, fornecidos pelos prestadores de serviço universal em Portugal e nos restantes países da União Europeia (UE). Abrange, designadamente, o correio nacional prioritário e não prioritário até vinte gramas, no formato normalizado, o correio transfronteiriço intracomunitário prioritário e não prioritário na UE até vinte gramas, no formato normalizado, e as encomendas nacionais até dois quilogramas.

Este ano o estudo inclui também os preços dos envios nacionais de jornais e de publicações periódicas, tendo a pesquisa realizada sido complementada por um inquérito junto dos reguladores do Grupo de Reguladores Europeus dos Serviços Postais (ERGP).

Os dados apurados permitem concluir que, à data de recolha e na moeda local, para o conjunto de serviços postais em análise, treze países não alteraram os preços analisados e seis países aumentaram os preços de todos os serviços oferecidos, face a 2010.

Em Portugal, os preços dos serviços postais não sofreram alterações e, à semelhança dos anos anteriores, à exceção do preço do serviço intracomunitário não prioritário, todos os restantes estão abaixo da média da UE. Quando analisados na perspetiva da comparação da paridade de poder de compra (PPC), verifica-se que todos os preços praticados em Portugal estão abaixo da média europeia.

Em relação ao envio de jornais, os preços em Portugal estão cerca de 34 por cento abaixo da média dos vinte países analisados quer se trate de comparações em euros ou PPC.


Consulte: