Perfil Executivo
Percurso desenvolvido nos sectores de Grande Consumo, Telecomunicações e Livreiro, assumindo funções ligadas ao Marketing, Vendas e Gestão Geral em grupos nacionais e multinacionais.
Experiência em gestão e crescimento de negócios em mercados maduros e de novas tecnologias. Desenho e acompanhamento da execução de novos modelos de negócio, optimização de processos, redução de custos, com liderança de processos de fusão, envolvendo integração de estruturas e sua unificação.
Alargado conhecimento de gestão de canais de venda; Distribuição Moderna, Redes de Agentes porta-a-porta e Lojas. Experiência de gestão logística.
Acumula actividade profissional com docência universitária.
Habilitações Académicas
Licenciatura em Economia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, 1983
MBA, pós-graduação em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa / Wharton, 1984
Experiência Profissional
Fundação para a Ciência e Tecnologia
- Vogal do Conselho Directivo
Delegado do Digital Agenda for Europe High Level Group
On Consulting
Abril 2010 a Dez 2011
- Associados do Reputation Institute, e da Brand Genious
Managing Partner para as àreas de Reputação e Gestão da Inovação de Marca.
Clientes: Edp, Sonae, CGD, Zon Multimedia, Heineken (SCC), Açoreana, Jerónimo Martins, Delta.
Direct Group Portugal (Bertelsmann AG)
Abril 2007 a Setembro 2009
O maior Grupo Livreiro Integrado em Portugal.
- Vice-Presidente. Reportando ao CEO para Ibéria geria 3 das 4 Unidades de Negócio do Grupo em Portugal: Círculo de Leitores, Livrarias Bertrand, e Distribuidora Livros Bertrand – DLB (Unidade Comercial e Logística do Grupo). Esta função incluía desde a definição e implementação das estratégias para desenvolvimento e controlo dos negócios inerentes às 3 UN’s, até à gestão comercial e P&L para Portugal.
Oni Telecom
Abril 2005 a Janeiro 2007
- Membro do Conselho de Administração. Reportando ao CEO, era responsável pela Unidade de Retalho que endereçava os segmentos de Mercado Residencial e PME’s, nas funções de Marketing, Vendas, Serviço ao Cliente, e Desenvolvimento de Novos Negócios. (65 pessoas)
Participou activamente na venda da companhia a um Fundo de Private Equity (Riverside/Gestmin).
Unilever- Jerónimo Martins Portugal
Dois períodos: 84-89 e 92-05
LeverElida Portugal (Dezembro de 1994 a Janeiro de 2005)
Maior companhia de Home & Personal Care em Portugal
- Director-Geral (desde Janeiro de 2002). Reportando à Administração local e europeia, tinha total responsabilidade pela facturação (cerca de 215 mio€) e resultados da Unidade de Marketing e Vendas (160 pessoas), e da Unidade de Producão (275 pessoas). Liderou a LeverElida no triénio de maior lucro da sua história (2002-2004), tendo sido responsável pela fusão das forças da vendas de Detergentes e Produtos de Higiene Pessoal da Lever com a Elida Fabergé em Abril 2002.
- Media Buyer para Grupo Unilever-Jerónimo Martins-BCP (1996/2001): Em acumulação e reportando directamente à Administração com responsabilidade pela negociação anual com os Media de um orçamento total de cerca de 13% do investimento publicitário em Portugal.
- Director de Marketing da LeverElida (1999/2001) após ter sido Director de Marketing e Negócio da Elida Fabergé entre 1994 e 1999.
Reportando ao Director-Geral era responsável pelo desenvolvimento e implementação dos Planos e Politicas de Marketing e seus interfaces com as Vendas, Produção, e Direcção Europeia, e pela gestão de um orçamento de cerca de 35 mio €.
Neste período liderou, no Marketing, a fusão da Direcção-Geral da Lever com a Elida Gibbs, implicando a redefinição e redesenho de toda equipa de Marketing unificado.
Fima, Produtos Alimentares SA, (1992 a 1994)
- Gestor de Grupo de Produtos Margarinas Mesa
- Gestor de Grupo de Produtos Chás e Comidas
Iglo, Indústrias de Gelados, Lda. (1984 a 1989)
Trade Marketing Manager
Product Manager Grocery
Assistant Product Manager Impulse
Marketing Trainee
Outras Experiências Profissionais
90 - 91
Eurovidal, Importação e Exportação Lda, (de Agosto de 1990 a Dezembro de 1991) Adjunto da Direcção, no ramo de representação, comercialização e distribuição exclusiva de marcas de pneus.
Ocidental Seguros, Grupo BCP (de Janeiro de 1990 a Julho de 1990): Director de Marketing da Área de Particulares.
Experiência Docente Universitária
83 - 93 e desde Set 10
Universidade Católica Portuguesa:
- Assistente da Cadeira de Mestrado Gestão SMCP (desde Set 10)
- Assistente de Estatística I e II da Católica Lisbon (desde Set 10)
- Assistente do Dep. de Métodos Quantitativos (83/87)
Instituto das Novas Profissões:
- Assistente Convidado; cadeiras de Macro e Microeconomia. (88/93)
Instituto Sup. das Ciências do Trabalho e da Empresa:
- Assistente Convidado; Dep.Marketing (88/89)
Instituto Superior Técnico:
- Assistente Convidado do Departamento de Ciências Sociais (85/88).
Outras Informações:
Associações:
- Membro da Direcção da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) desde Junho 08
- Presidente da Associação dos Industrias de Sabões, Detergentes e Produtos de Conservação e Limpeza, de Janeiro de 2002 a Dezembro de 2004.
- Director Europeu da AISE (Associação Europeia dos Industrias de Sabões) de Janeiro de 2002 a Junho de 2003.
Formação Profissional: Frequência de variadíssimos cursos de formação quer em Portugal quer no Estrangeiro dos quais destacaria:
- General Management Course - Unilever Four Acres Centre, UK.
- Advanced Finance Management Course - Unilever Four Acres Centre, UK.
- Advanced Marketing Management Course - Unilever Four Acres Centre,
- HPCE Leadership Development Course - Center for Creative Leadership, Brussels.
- Bertelsmann’s Mastering New Challenges Seminar, Harvard Business School USA.
Idiomas: Fluência de Inglês escrito e falado.