ANACOM participa na 22.ª Sessão da OCDE relativa à Rede de Reguladores Económicos


A ANACOM participou na 22.ª Sessão da OCDE relativa à Rede de Reguladores Económicos, que teve lugar em Paris, a 8 de abril de 2024, dedicada ao tema: "Is your regulator using artificial intelligence, machine learning or big data analytics?".

A sessão focou-se na incorporação de tecnologias emergentes nas práticas de regulação e reuniu especialistas e reguladores de todo o mundo, proporcionando uma plataforma para a partilha de conhecimentos, práticas inovadoras e desafios enfrentados na era digital.

A ANACOM, através de Luís Alexandre Correia, Diretor Adjunto de Informação e Inovação, deu a conhecer a GEO.ANACOM, a Plataforma Geoespacial da ANACOM que representa uma solução inovadora para visualização, análise e compreensão de dados geográficos relativos aos serviços de comunicações eletrónicas e postais. Foi também partilhado o trabalho desenvolvido na identificação de "áreas brancas", definindo-se como áreas com insuficiente ou mesmo inexistente conectividade, e o apoio que esta plataforma presta no planeamento estratégico para investimentos em conectividade.

Ainda no mesmo âmbito relevou-se a importância da GEO.ANACOM na disponibilização de mapas de cobertura com detalhes ao nível do endereço, abrangendo diversas tecnologias e velocidades de download. Adicionalmente, partilhou-se com a audiência diversas camadas de informação georreferenciada sobre serviços postais, gestão do espectro, estatísticas de mercado, monitorização do espectro e infraestruturas, derivadas das atividades internas da ANACOM e dos operadores.

A inovação não se limitou à GEO.ANACOM. Luís Alexandre Correia destacou ainda um projeto em desenvolvimento que aplica Inteligência Artificial (IA) na gestão de reclamações. Este projeto visa automatizar a classificação de reclamações e a produção de respostas automáticas, com recurso a algoritmos supervisionados de machine learning para melhorar a eficiência e os tempos de resposta.

O compromisso de Portugal com a inovação tecnológica em regulação foi claramente evidenciado nesta sessão, demonstrando como a tecnologia pode ser empregue para resolver problemas complexos e melhorar a eficácia regulatória. A apresentação de Portugal na 22.ª Sessão da Rede de Reguladores Económicos não só realçou o país como um líder em inovação regulatória, mas também estabeleceu um marco para futuras discussões e desenvolvimentos no campo da regulação tecnológica a nível global.

ANACOM participa na 22.ª Sessão da OCDE relativa à Rede de Reguladores Económicos