O número de subscrições de serviços de acesso à Internet cresceu cerca de 49% entre os finais de 2001 e 2002, para um total de 5,17 milhões, revelam dados da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). A taxa de penetração do serviço rondou assim os 50%, contra 34% no final de 2001.
A banda larga assumiu-se como o segmento deste mercado com as taxas de crescimento de adesões mais elevadas, ainda que, no universo de todas as subscrições de serviço, a sua representatividade não ultrapasse os 5%.
Ainda assim, o número de clientes de serviços de banda larga - ADSL e cabo incluídos - atingiu os 260 mil no final de 2002, contra menos de 97 mil no final do ano anterior, consubstanciando um crescimento que rondou os 169%.
O acesso por cabo, oferecido comercialmente desde 1999, representou por si só 80% de todos os acessos à Internet por banda larga, o equivalente a 207 mil clientes no final de 2002, contra menos de 94 mil no final de 2001.
O acesso por ADSL, iniciado em 2001, representou os restantes 20%. Em valores absolutos, o número de clientes ascendeu a 52 mil no final de 2002, contra 18 mil no final do 3º trimestre de 2001. O crescimento da base de clientes ADSL cresceu, assim, num trimestre, cerca de 189%.
Os acessos via dial up - aqueles que inicialmente eram designados por acessos 'gratuitos' - continuam, todavia, a ser os mais utilizados em Portugal, representando 95% de todos os acessos registados, tendo crescido cerca de 46% entre os quartos trimestres de 2001 e 2002.
2001 | 2002 | |
Número total de clientes | 3 459 640 | 5 165 057 |
Clientes de acesso dial up | 3 360 324 | 4 902 294 |
Clientes de acesso dedicado | 2 709 | 3 272 |
Clientes de acesso ADSL | 2 886 | 52 005 |
Clientes de acesso por cabo | 93 721 | 207 486 |
1997 | 1998 | 1999 | 2000 | 2001 | 2002 | |
Número de clientes por 100 habitantes | 0,9% | 1,7% | 6,5% | 21,1% | 33,5% | 50,0% |
Informação relacionada no sítio da ANACOM:
- Serviços postais https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=277786